Vedānta - Upadeśa Sāram
Upadeśa Sāram, “A Essência do Ensinamento”, é um texto belíssimo escrito pelo sábio Ramaṇa Maharṣi, na primeira metade do século XX, a pedido de um devoto, o poeta Muruganar.
Muruganar estava escrevendo um poema baseado em um conto das Puranas. Nesta história, um grupo de devotos de Śiva se dedicavam a diversas disciplinas e rituais cada vez mais elaborados com o intuito de alcançarem a plenitude, mokṣa - a liberação.
Porém, a plenitude não pode ser gerada como frutos de ações, pois esta é a natureza do Eu e deve ser descoberta, revelada através do conhecimento. Śiva vendo tudo isso resolve ir até eles e ensinar este conhecimento que revela a natureza do Eu, que já é livre e pleno.
Neste ponto da história, o poeta pede para Ramaṇa Maharṣi escrever o que Śiva ensinou para seus devotos, já que ele era apenas um poeta e não saberia colocar palavras na boca de Śiva.
Ramaṇa Maharṣi concorda e escreve este Upadeśa Sāram – “A Essência do Ensinamento”, um texto de 30 versos que apresenta as diversas disciplinas de yoga e a essência do ensinamento de vedānta.
Neste curso iremos estudar de forma tradicional, no original em sânscrito, verso a verso, os ensinamentos de Śiva por Ramaṇa Maharṣi.